Sinistro em estacionamento é uma situação bastante comum, uma vez que o fluxo de carros nesse tipo de ambiente é muito grande, especialmente quando está localizado em uma região muito movimentada como grandes centros. Felizmente, é possível encontrar maneiras para se precaver e evitar que esses pequenos acidentes aconteçam e causem aborrecimentos a todos.

Mesmo que não seja possível evitar completamente que esses sinistros aconteçam, é perfeitamente possível reduzir a incidência dos mesmos com as medidas a seguir. Confira:

Ofereça o serviço de manobrista

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de seguros Allianz em parceria com a Continental AG, fabricante de peças automotivas, grande parte dos pequenos acidentes que resultam em automóveis danificados ocorrem em estacionamentos ou durante as manobras.

Essa informação faz um alerta sobre a necessidade do seu estacionamento oferecer um serviço especializado de manobrista para evitar situações como colisões em pilastras ou em outros automóveis ou até mesmo em pessoas que estejam circulando pelo local.

Vale lembrar que riscos e amassados em automóveis são responsabilidades do estacionamento se for comprovado que os danos aconteceram quando o carro estava sob a sua guarda. Portanto, para evitar transtornos, avalie a hipótese de oferecer os serviços de um profissional especializado para retirar e para estacionar o carro na vaga desejada.

Instale câmeras de segurança

Outro tipo de sinistro em estacionamento que pode ser comum é o sumiço de pertences de dentro do carro do cliente, situação que pode ser caracterizada como roubo ou furto. Esse incidente, caso aconteça, também é de responsabilidade do dono do estabelecimento.

Para evitar mais esse incômodo, é recomendado instalar câmeras e um sistema eficiente de segurança em locais estratégicos do estacionamento, dando preferência para aqueles pontos mais difíceis de monitorar, os chamados pontos cegos.

Um sistema de segurança garante não só tranquilidade ao dono do estacionamento, prevenindo diversas situações chatas e inconvenientes, como oferece mais credibilidade ao cliente que, por sua vez, se sente mais seguro e estimulado a voltar mais vezes nesse estabelecimento.

Estabeleça uma comunicação clara e precisa

Uma dica simples, mas muito eficiente quando falamos em evitar sinistros em estacionamento é oferecer informações claras para que todos saibam como funciona o local.

Sinalizações de entrada e saída e sentido da movimentação dos carros devem estar legíveis e fáceis de identificar. O mesmo acontece com a precificação do serviço oferecido, com identificação de planos e valores.

É importante ter o cuidado redobrado nesse quesito para evitar interpretações dúbias e que causem informações distorcidas, o que também pode gerar conflitos no local.

Também é interessante apostar em um sistema eletrônico que identifique o horário de entrada e saída do veículo. Além de oferecer mais credibilidade na hora de cobrar o serviço prestado, esse tipo de controle protege o proprietário do estabelecimento de acusações indevidas futuras.

Tenha uma equipe capacitada

Assim como acontece em qualquer estabelecimento comercial, muitos inconvenientes podem ser resolvidos com uma boa dose de diálogo e paciência. Portanto, treine a sua equipe para que todos saibam se sair bem em situações que exijam um pouco mais de jogo de cintura.

Todos os funcionários devem dominar as regras do estacionamento, precisam atender ao cliente com presteza e rapidez, principalmente se estiverem todos diante de um problema desconfortável como os pequenos acidentes.

Instrua seus colaboradores para que fiquem atentos às movimentações dentro do estacionamento, mantendo-se sempre em alerta para atitudes suspeitas. Atenção e cuidado com o veículo do cliente devem ser primordiais nesse ramo de atuação.

Como você viu, sinistro em estacionamento é uma situação que pode acontecer facilmente em qualquer estabelecimento de guarda de veículos. No entanto, a frequência com que ele ocorre pode ser evitada desde que sejam tomadas medidas eficientes de prevenção, garantindo tranquilidade não só para o proprietário do local, mas também para todos os clientes.